quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para o melhor entendimento técnico e tático das definições sobre os sistemas de jogo adotados em voleibol, é necessário, em primeiro lugar, ter sempre presente as posições que os atletas ocupam na quadra, de acordo com a definição da regra 7.4:
7.4 POSIÇÕES
No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador).
7.4.1 A posição dos jogadores é numerada como segue:
REDE
4 3 2
5 6 1
7.4.1.1 Os três jogadores junto à rede são os jogadores da linha de frente e ocupam as posições 4(frente-esquerda), 3(frente-centro) e 2(frente-direita).
7.4.1.2 Os outros três são os jogadores da linha de trás ocupando as posições 5(atrás-esquerda), 6(atrás-centro) e 1(atrás-direita).
Esta definição facilita a compreensão dos sistemas de jogo e a respectiva aplicação.
Os SISTEMAS propriamente ditos, então, são o "4x2", o "3x3", o "5x1", o "2x4", o "1x5" e o "6x6".
O primeiro número indica o número de "cortadores" ou "atacantes" e o segundo número o do(s) levantador(es).
Basicamente a escolha por um ou por outro sistema decorrerá do material humano à disposição do técnico. Cabe ressaltar que uma série de fatores e de pré-requisitos técnicos individuais dos atletas (fundamentos) e de aspectos táticos é que vai ser utilizado pelo técnico para a escolha do sistema para a equipe.
Atualmente tem maior utilização nas equipes de alto nível o sistema "5x1", no qual há uma verdadeira "especialização" dos atletas, ainda mais com a recente introdução do jogador líbero, especializado em defesa, pois atua somente nas posições 5,6 e 1. A nível de seleções nacionais a esmagadora maioria utiliza este sistema, à exceção da seleção feminina de Cuba, que utiliza o sistema "4x2". Cabe ressaltar que a seleção Cubana é tri-campeã Olímpica, o que prova que o sistema de jogo não determina, exclusivamente, melhores ou piores resultados, mas sim a melhor combinação das qualidades individuais dos atletas e sistema de jogo para uma equipe.
SISTEMA "4x2": Quatro atacantes e dois levantadores. Durante muito tempo foi o sistema largamente utilizado por equipes de alto nível. Permite tanto aos iniciantes (ou atletas com menos técnica) a utilização do sistema sem infiltrações, como em equipes de altíssimo nível (Cuba) a presença constante de três atacantes na rede, com as infiltrações. Infiltração é a forma pela qual um jogador (levantador) situado numa das posições 5,6 e 1 (defesa), após o saque, desloca-se para "frente" (ataque) a fim de preparar o ataque. Com isto há sempre três atacantes na rede, o que permite uma maior variação no ataque e fintas. Para os iniciantes, o sistema sem infiltração permite sempre a presença de um levantador na rede, junto com dois atacantes. Nesta situação, normalmente o levantador fica na posição 3 (meio da rede) e os atacantes nas pontas (posições 2 e 4). Com simplicidade são feitas "trocas" após o saque para manter o levantador no meio. No alto nível as infiltrações, trocas e fintas mantém um ótimo poder de ataque, eis que todos os atletas estão sempre em condições de atacar, tendo sempre três na rede mais os dois do fundo. Em contrapartida, há necessidade de atletas com habilidade para serem levantadores e também bons atacantes, a fim de justificar a utilização do sistema. Tendo em vista que no sistema 4x2 com infiltração os levantadores também atacam, o sistema também pode ser chamado de 6x2, eis que há de fato seis atacantes.
SISTEMA "5x1": Cinco atacantes e um levantador. Sistema atualmente utilizado pela esmagadora maioria das equipes de alto nível, sejam seleções nacionais ou clubes. Todas as equipes da Superliga utilizam o sistema. A adoção deste sistema necessita das infiltrações, especialização dos jogadores e conseqüente maior habilidade individual para o sistema ser bem utilizado, pois é o mais difícil.
SISTEMA "3x3": Três cortadores e três levantadores. Colocam-se intercaladamente os atletas em quadra. Serve para equipes com deficiência em atletas, na habilidade dos atletas, ou para iniciantes, devido ä facilidade de implementação e desnecessidade de trocas e de infiltração.
SISTEMAS "2x4" e "1x5": Na prática são sistemas meramente teóricos, pois por mais deficiente que seja uma equipe são sistemas que não permitem poder ofensivo significativo com a adoção de somente dois ou um cortador.
SISTEMA "6x6": Verdadeiramente é o sistema ideal em que todos são atacantes e levantadores. No alto nível seria um super-time pois qualquer dos atletas exerceria a função de cortador e de levantador. Evidentemente que a adoção deste sistema em equipes de ponta exigiria infiltrações e super-atletas com habilidades de levantador e de atacante, o que é incomum, vale dizer raro. Aparentemente contraditório, o sistema é o primeiro a ser adotado e implantado para iniciantes porque exige que cada atleta pratique todos os fundamentos, principalmente levantar e atacar, sem necessidade de trocas e infiltrações. É o sistema do "quem está no meio levanta". Difere do 4x2 no ponto que no 4x2 há só dois levantadores, ainda que todos sejam atacantes.

Nenhum comentário: